27/08/2015

Tsuru, pássaro da felicidade



 Lindo este vídeo sobre tsuru

Estante da Hana carregou um novo vídeo.
🍂 Nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, durante os momentos finais da 2ª Grande Guerra, o mundo testemunhava a execução de milhares de vidas e a destruição integral das cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, com o uso da mais terrível das armas de extermínio já criadas pela ignorância humana: A Bomba Atômica.
2015 marca os 70 anos da explosão. Todo ano é prestado no Japão uma homenagem aos mortos e aos poucos sobreviventes. Apesar de trazer a tona a memória dos horrores proporcionados pela guerra, o evento também se trata de um forte apelo para a paz entre os povos.
👧 Uma das personagens mais conhecidas deste episódio, chama-se Sasaki Sadako, que tinha 2 anos de idade quando a bomba explodiu a aproximadamente 500 metros acima da cidade de Hiroshima. A força da explosão lançou seu corpo pela janela de sua casa, sua mãe a procurou pelos destroços sem muita esperança de encontrá-la viva mas, para seu total espanto e felicidade, Sasaki escapara ilesa sem nenhum ferimento grave aparente. Instantes depois, enquanto procuravam por abrigo em meio a uma Hiroshima completamente devastada, mãe e filha acabaram se expondo à terrível “chuva negra” que se precipitou das nuvens, após o cogumelo radioativo (projetado no céu com a explosão) se dissipar.
💉 Os primeiros anos de vida de Sasaki foram normais, a menina crescia feliz (até onde era possível sê-lo), destacando-se nas competições de revezamento em sua escola. Em Novembro de 54, então com 14 anos, começaram a surgir inchaços no seu pescoço e também atrás das orelhas. No começo do ano seguinte seus pés apresentavam sintomas da Púrpura, seu quadro era parecido com o de muitas outras crianças sobreviventes do ataque com a bomba. Não demorou muito para que o diagnóstico fosse confirmado, a menina Sasaki estava com leucemia e os médicos lhe deram no máximo 1 ano de vida.
🏥 Foi durante sua internação no Hospital da Cruz Vermelha de Hiroshima que ela tomou conhecimento, através de uma companheira de quarto, sobre a lenda dos “Mil Tsurus”. Segundo a tradição nipônica quem, através da técnica conhecida por Origami, dobrasse essa quantidade de papéis na forma de um Grou (garça japonesa) poderia, na última dobradura, fazer um pedido relacionado à saúde, paz ou felicidade e assim teria seu desejo realizado.
[ continua na próxima postagem... ]
📖 Estante da Hana
ツ Curtiu o video? ✓ Compartilhe-o! ツ
☞ www.fb.me/EstanteDaHana ☜
DICAS DE LIVROS INFANTIS & VIDEOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário